x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
PT EN

GAM

 

 

 

Os Grupos de Ajuda Mútua (GAM) inserem-se num significativo movimento social contemporâneo, em grande expansão. Os GAM’s são estruturas que reúnem entre 6 a 15 elementos, constituídas por pessoas que partilham um problema ou situação e se reúnem para a resolução de uma dificuldade ou satisfação de uma necessidade. Os GAM’s fornecem apoio, encorajamento, informação e estratégias de coping.

 

 

Estes grupos são orientados por um conjunto de princípios e valores que assentam no respeito pela diversidade das pessoas, das capacidades individuais e na identificação de problemas comuns e criação de recursos adequados. Um dos objectivos chave dos grupos é a partilha de sentimentos, ideias, opiniões e experiências. Enfatizam-se as interacções sociais face a face, promove-se a auto-estima, auto-confiança e estabilidade emocional, fomenta-se a intercomunicação e o estabelecimento de relações de suporte positivas. Os GAM’s constituem também espaços de convívio que reduzem o sentimento de isolamento das pessoas que se defrontam e/ou sofrem de problemas inesperados ou crónicos.

 

A participação nos GAM’s é gratuita, as suas reuniões são periódicas (semanais, quinzenais ou mensais), normalmente a liderança é partilhada entre os seus elementos e o seu sistema de decisão é democrático. As regras de funcionamento do grupo são definidas por todos e é mantida a confidencialidade.

 

Se quiser saber mais sobre os GAM’s ou fazer parte de um grupo, contacte a EPI mais próxima.

EPI
powered by
Dezembro, 2017
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

 

 

 

Parceiros