x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
PT EN

Encontro Nacional de Epileptologia

29º Encontro nacional de epileptologia

 

Caros colegas,

 

Nos dias 10 e 11 de Março de 2017 vai-se realizar o 29º Encontro Nacional de Epileptologia (ENE), desta vez a decorrer em Lisboa, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde. Os temas principais deste encontro serão semiologia ictal e correlação electro-clínica, sendo abordados as principais manifestações clínicas das crises epilépticas e sua correlação electrográfica. Este tema é de particular relevância na nossa prática clínica diária, não somente para um correcto diagnóstico, classificação e interpretação dos sintomas apresentados pelos nossos doentes, como também para a compreensão da dinâmica ictal, indispensável numa avaliação pré-cirúrgica.

 

O 29º ENE, para além de ter as habituais comunicações orais, comunicações breves e posters, onde todos estão convidados a apresentar casos clínicos de particular interesse ou trabalhos de investigação, vai incluir 2 conceitos inovadores:  O curso integrado de epilepsia, constituído por um conjunto de conferências realizada por palestrantes de referência mundial e nacional, e uma sessão de discussão interactiva de casos clínicos; e uma mesa redonda destinada à pessoa com epilepsia, aberto a doentes e seus familiares, onde serão abordados vários temas com implicações no seu dia-a-dia.

 

Devido à relevância dos temos abordados, a comissão organizadora pretendeu elaborar um programa abrangente e de interesse para todos os profissionais de saúde que acompanham pessoas com epilepsia, pelo que desde já vos convida a estarem presentes.

 

A data limite para o envio dos resumos foi alargada para 5 de Fevereiro de 2017 e devem ser enviados para o email oficial dos Encontros Nacionais de Epileptologia - ene@epilepsia.pt segundo o regulamento para a elaboração de resumos para as reuniões da Sociedade Portuguesa de Neurologia

Os primeiros autores ou apresentadores das Comunicações terão Inscrição Gratuíta

 

PROGRAMA

 

CURSO INTEGRADO DE EPILEPSIA

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos do 29º ENE.

 

Veja aqui o Jornal do 29º ENE

 

 

28º Encontro nacional de epileptologia

 

Caras amigas e caros amigos,

 

É com muito gosto que vimos divulgar o programa final do 28º Encontro Nacional de Epileptologia, cujo programa final pode ser obtido aqui.

 


 

 

Como tivemos oportunidade de divulgar anteriormente, o tema principal será "Circuitos Cerebrais em Epilepsia".


Com esta orientação temática em mente, o programa científico vai explorar desde áreas estabelecidas, mas onde o conhecimento está em constante evolução  - como a relação entre semiologia das crises e a activação de diferentes redes neuronais - até áreas emergentes, como as aplicações clínicas potenciais dos métodos de imagem usados para desenhar o conectoma humano. 
Cruzando este tema com a necessidade de melhorar o tratamento de doentes com epilepsias particularmente difíceis, teremos uma mesa-redonda sobre métodos complementares de avaliação de córtex eloquente e uma outra mesa dedicada à actualização em tratamentos paliativos (neuro-estimulação, dieta cetogénica, canabinóides). 


Uma das nossas sessões será deliberadamente provocadora, em formato "prós e contras": dois epileptologistas experientes irão debater se a cirurgia é recomendável em doentes com lesões epileptogénicas potencialmente operáveis, mas que não são, no momento da avaliação, resistentes ao tratamento médico.  
Quisemos ainda explorar alguns temas menos "navegados", mas de evidente relevância para as pessoas com epilepsia e seus cuidadores: que actividades físicas e desportos são recomendados, e quais são desaconselhados?  Quais os mais recentes e eficazes meios tecnológicos (apps, smart watches, plataformas online...) para tornar menos difícil viver com epilepsia?  


Como em todos os ENE, teremos oportunidade de ouvir e discutir comunicações orais que reflectem o melhor da produção científica nacional em epileptologia.


Finalmente, desafiámos o Dr. Francisco Sales, presidente da LPCE entre 2010 e 2015, a fazer um balanço das actividades desenvolvidas pela Liga neste período. 

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos do 28º ENE.

 

Veja aqui o Jornal do 28º ENE

 

 



O programa social do 28º ENE foi inspirado pelo o tema principal.

O jantar será no Restaurante Alameda 33 (Hotel Vincci), proporcionando uma excelente oportunidade de convívio entre os participantes. Durante o jantar serão divulgados os prémios e bolsas da LPCE. 

 

Depois do jantar, organizámos um circuito a pé pelo Porto nocturno, para os mais noctívagos ("Circuito do mocho"):

 

 

 

Teremos também um passeio matinal de observação de pássaros, para os mais madrugadores ("Circuito da cotovia"), gentilmente organizado pelo Dr. José Paulo Monteiro:

 

 

 


Aproveitamos para reforçar o convite à presença de todos, essencial para o sucesso do nosso Encontro!

 

A Comissão Organizadora do 28º Encontro Nacional de Epileptologia

 

 

 


 

 

27º Encontro nacional de epileptologia

Aceda aqui ao espaço multimédia para poder ver a Galeria de Fotos do 27º ENE

 

 

Decorreu em Coimbra nos dias 13 e 14 de Março, o 27º Encontro Nacional de Epileptologia, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, este ano sob o tema “Epilepsia é mais do que ter crises”.

Tivemos o privilégio de ver este tema abordado de forma excepcional no Simpósio Científico que decorreu no dia 14, por convidados de renome internacional. Começámos ao nível do gene com a Dra Cláudia Catarino, passando pelas redes neuronais com o  Dr Jean Gotman, até à  imagem estrutural e funcional, pelos Drs Fernando Cendes e Christian, e finalmente, os aspectos psicossociais pelo Dr Athanasios Covanis. Foi sem dúvida um dos pontos altos deste Encontro!

 

Outro momento muito interessante foi a conferência feita pelo Dr Jean Gotman, sobre oscilações de alta frequência e zona de inicio ictal, apreciada particularmente pelos neurofisiologistas.

 

A  Mesa Redonda “Recomendações versus Prática Clínica”, deu origem a uma animada discussão entre todos os participantes, dada a relevância e interesse prático das questões abordadas. Ficou a sensação de que poderíamos ficar muito mais tempo a discutir e trocar pontos de vista.

 

O simpósio satélite e as entrevistas com o especialista foram uma boa oportunidade para voltarmos a olhar para alguns dos novos fármacos antiepilépticos. Continuamos a precisar de novas armas terapêuticas para um grupo significativo de doentes.

 

Foram também numerosas e muito interessantes as apresentações nacionais feitas ao longo das 4 sessões de Comunicações Orais. O prémio para melhor comunicação oral foi atribuído à comunicação apresentada pelo Dr Joel Freitas “Oscilações de alta frequência. Estudo exploratório”, e o prémio para a melhor comunicação oral breve foi para a Dra Élia Baeta com a comunicação “Consequências de uma Interrupção Abrupta de Oxcarbazepina em Portugal”. Foi uma escolha difícil para o júri, confrontado com a qualidade de muitos dos trabalhos apresentados.

A LPCE, como vem acontecendo há já alguns anos, entregou também durante este Encontro os seus Prémios e Bolsa.

 

Finalmente uma palavra para o Concerto com o grupo Cordis e com o cantor Jorge Palma, no conservório de música de Coimbra, no dia 13, que reuniu cerca de 400 pessoas. Foi um momento emocionante para todos em que sentimos a  cidade envolvida na causa da Epilepsia. Numa doença em que a discriminação social está tão presente, este foi sem dúvida um passo importante para melhorar a qualidade de vida dos nossos doentes.

 

 

A data limite para o envio dos resumos é 15 de Janeiro de 2015 e devem ser enviados para o email oficial dos Encontros Nacionais de Epileptologia - ene@epilepsia.pt

 

PROGRAMA DO 27º ENE

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos do 27º ENE.

 

Veja aqui o Jornal do 27º ENE

 

 

26º Encontro nacional de epileptologia

 

O 26º Encontro Nacional de Epileptologia decorreu nos dias 14 e 15 de Março de 2014, em Lisboa.

A data limite para o envio dos resumos é 15 de Janeiro de 2014 e devem ser enviados para o email oficial dos Encontros Nacionais de Epileptologia - ene@epilepsia.pt

 

 

PROGRAMA DO 26º ENE

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos do 26º ENE.

 

Veja aqui o Jornal do 26º ENE

 

 

 

25º ENcontro nacional de epileptologia

 

 Programa do 25º ENE

 

Este ano a LPCE celebrou um marco histórico: a organização do 25º Encontro Nacional de Epileptologia (ENE). Ao longo deste quarto de século, os ENE têm fomentado continuamente a produção científica nacional e proporcionado um espaço privilegiado para a partilha de experiências e conhecimentos.

 

O programa desta edição muito especial dos ENE foi um reflexo do estado da arte em múltiplas vertentes da epileptologia: os desafios de diagnóstico (“fronteiras da epilepsia”), o tratamento pré-hospitalar, a avaliação pré-cirúrgica, ou as novas “avenidas terapêuticas” da neuroestimulação. Pela primeira vez, tivemos uma sessão destinada à apresentação formal dos resultados dos projectos de investigação financiados pela bolsa da LPCE.

 

Contámos com 310 participantes no total, o que confirma mais uma vez a vitalidade dos ENE.

 

Tivemos novamente um Jantar de Solidariedade, desta vez na Casa da Música. Foi uma celebração festiva da história dos ENE, onde associados e amigos da LPCE puderam conviver e divertir-se. Foram convidados deputados representantes dos partidos com assento parlamentar, tendo sido ouvida a sua opinião sobre alguns dos assuntos que têm preocupado a a LPCE e a comunidade de epileptologistas portugueses, nomeadamente a comparticipação e autorização de introdução de fármacos anti-epilépticos e as redes de referenciação e acesso a cirurgia da epilepsia.

 

Pode consultar aqui os resultados dos prémios e bolsas de 2013.

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos do 25º ENE.

 

Veja aqui o Jornal do 25º ENE

 

 

 

 

 

 


 

 

Encontros nacionais anteriores

 

 

Programa Final do 24º ENE

 

O 24º Encontro Nacional de Epilepsia contou com mais de 300 participantes - uma afluência ao nível das maiores de sempre. 

 

Pode aceder aqui ao livro de resumos.

 

 

 

 

 

Os trabalhos das Comissões Temáticas foram apresentadas e podem ser descarregados em pdf aqui.

 

Veja também aqui os vencedores dos prémios e bolsas da LPCE em 2012.

 

Agradecemos os seus comentários e sugestões de melhorias em futuros encontros para: ene@epilepsia.pt

 

 

apresentação oficial da campanha “Viver com epilepsia … como sair da escuridão” decorreu no dia 9 de Março, durante o Jantar e Sarau organizado pela LPCE.

O evento foi um sucesso, com perto de 200 participantes e muitos convidados especiais.

Pode ver aqui o vídeo:

 

 

 

 

 

O 23º ENE teve lugar a 18 e 19 de Março de 2011, em Lisboa.

 

Os temas principais abordados foram:

• Terapêutica racional das epilepsias

• Fármacos anti-epilépticos emergentes

• Prevenção da epileptogénese

• Crises epilépticas e monitorização EEG contínua no doente crítico

 

 

Livro de Resumos

 

 

 


►  CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO 23º ENE


 

 

EVENTOS RELACIONADOS com o 23º ene:

V Fórum de Cirurgia de Epilepsia

 

No dia 17 de Março, véspera do 23º ENE, decorreu o V Fórum de Cirurgia de Epilepsia, no auditório do Hospital Egas Moniz. Para mais informação sobre esta reunião clique por favor na imagem seguinte:

 

 

Jantar de Solidariedade a favor da Liga Portuguesa contra a Epilepsia - 2011

 

 

 

 

 

A LPCE celebrou ao longo de 2010-2011 40 anos de actividade desde a sua fundação em Novembro de 1970.

Para celebrar esta efeméride, a LPCE organizou um Jantar de Solidariedade, que decorreu no dia 18 de Março de 2011.

O Jantar foi realizado na Casa do Alentejo, na Rua Portas de Santo Antão, em Lisboa (junto ao Coliseu dos Recreios). Foi um momento de convívio, repleto de surpresas e animação, em que todos os presentes recordaram aqueles que estiveram connosco ao longo destes 40 anos e que fizeram da LPCE uma Instituição de referência nacional e internacional, no estudo e tratamento das epilepsias. Este Jantar teve a especial participação da Senhora Ministra da Saúde, Exª Dr.ª Ana Jorge.

 

Veja aqui os diapositivos das apresentações sobre a história da LPCE,  preparadas gentilmente pelos Dr. Rosalvo Almeida, Dr. Francisco Sales e Prof. Francisco Pinto:

 

 

LPCE - 40 anos: Diapositivos do Dr. Rosalvo Almeida

 

LPCE - 40 anos: Diapositivos do Prof. Francisco Pinto

 

LPCE - 40 anos: Diapositivos do Dr. Francisco Sales

 

 


 

 

 

 

22º ENE | Programa Resumos

 

 

21º ENE | Programa Resumos

 

 

20º ENE | Programa Resumos

 

 

19º ENE | Programa Resumos

 

 

18º ENE | Programa Resumos

 

 

16º ENE | Programa Resumos

LPCE
powered by
Abril, 2017
DomSegTerQuaQuiSexSáb
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

 

 

 

  SPOT PUBLICITÁRIO

    

      O clip vencedor! 

Parceiros