x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
PT EN

Dia Mundial da Epilepsia

Dia Mundial de Epilepsia: 13 de Fevereiro de 2017

Iniciado em 2015 o Dia Internacional da Epilepsia é organizado pelo Bureau Internacional para a Epilepsia (IBE) e pela Liga Internacional Contra a  Epilepsia (ILAE) e decorre em mais de 120 países, na segunda, 2ª feira de Fevereiro de cada ano. Promove uma plataforma para as pessoas com Epilepsia compartilharem as suas experiências e histórias, a nivel global. O objectivo primordial é reunir o maior número de pessoas para comemorar e destacar os problemas enfrentados pelas pessoas com Epilepsia, suas famílias e cuidadores.

A comemoração deste dia apela também para a defesa de uma legislação adequada que garanta os direitos humanos das pessoas com epilepsia e encoraja-as a viver o seu pleno potencial.

 

 

Para comemorar o Dia Internacional Epilepsia 2017

“Putting Epilepsy in the Picture”

 

Para comemorar o Dia Internacional de Epilepsia em 2017, a ILAE e o IBE organizaram um concurso internacional de arte - Criando Ondas artísticas - para todas as idades com o tema “A Epilepsia na imagem “.

Haverá duas categorias – uma para os menores de 12 anos de idade e outra para maiores  de 12 anos de idade; a competição é aberta a todos!

Todos os trabalhos serão colocados numa galeria no site do Dia Internacional da Epilepsia 2017.

 

PRÉMIOS

Menores de 12 anos

• 1º Prémio de US $ 500

• 2 segundos classificados, prémios de US $ 250 cada

Maiores de 12 anos

• 1º Prémio de US $ 500

• 2 segundos classificados, prémios de US $ 250 cada

 

REGRAS DE COMPETIÇÃO

  • As obra de arte para a competição poderão ser:
  • Pintura ou desenho
  •  
  •  
  • Para a categoria > 12 anos a a obra de arte deve refletir de alguma forma "Epilepsia na imagem - que deverá ser explicado no Formulário de Inscrição

 

  • Para a categoria < 12 anos, o candidato deve ter 11 anos ou mais jovem até 31 de dezembro de 2016. A prova de idade pode ser solicitada. Os participantes com menos de 12 anos de idade, devem obter a permissão de seus pais ou tutores antes de entrar na competição.

 

  • Um concorrente pode apresentar um máximo de 3 peças de arte para a competição

 

  • Os trabalhos artísticos originais não devem ser enviados. A submissão deve ser por atraves de um scan ou foto da peça de arte, ou de um vídeo. Os scans ou fotos não devem exceder 5 MB ou devem ser distribuídos por vários e-mails

 

  • A qualidade dos scans ou fotografias é a responsabilidade dos participantes.

 

  • Os participantes devem preencher o formulário de inscrição. Os concorrentes mais jovens poderão ter o formulário preenchido em seu nome por um dos pais ou tutor

 

  • Em cada admisssão o trabalho original do participante, deve ter um título (em Inglês) e, no caso da categoria dos maiores de 12 anos, descrever como o trabalho reflete o tema do concurso.

 

  • As obras enviadas não devem ter sido um premiadas em qualquer outro concuros do IBE, e não devem ter sido exibidas publicamente anteriormente

 

  • Ao enviar uma inscrição para a competição, o concorrente concorda em conceder ao IBE, gratuitamente, o direito de publicar a fotografia ou vídeo on-line, em outros meios IBE, ou como parte de uma exposição no Parlamento Europeu no Dia International da Epilepsia

 

  • Todas as inscrições devem ser enviadas para ibeexecdir@gmail.com antes da data limite de 31 de dezembro.
  •  
  • Envios posteriors não serão aceites.

 

  • Um júri independente, a ser anunciado em breve, irá selecionar os vencedores e segundos classificados.
  • Os vencedores serão anunciados em meados de janeiro.
  • Os premiados serão convidados a enviar seus trabalhos vencedores, com custos de correio reembolsados.
  •  

Para mais informações consulte:

https://epilepsy.org/competition/

 

Dia Mundial de Epilepsia: 8 de Fevereiro de 2016

 

Visite o site www.epilepsy.org  e envie a sua fotografia de modo a poder participar na campanha do Dia Internacional de Epilepsia.

Agradecemos também o envio da fotografia para o nosso email (lpceporto@epilepsia.pt) para que nos seja possível publicar na nossa rede social e no nosso site.

Caso pretenda fazer o seu donativo á Liga Portuguesa Contra a Epilepsia pode faze-lo através de Transferência Bancária para o nosso IBAN:

PT50 0007 0406 00148180005 71

 

 

Dia Mundial de Epilepsia: 9 de Fevereiro de 2015

 

 

A partir de 2015, a segunda-feira de cada segunda semana do mês de Fevereiro, passa a ter um significado diferente, quer te encontres no hemisfério norte, no hemisfério sul, a oeste ou a leste de Greenwich, tenhas as crenças que tiveres, sejas mulher ou homem. É o mesmo dia em todo o Mundo. É o Dia Mundial da Epilepsia e este ano, esse dia é, 9 de Fevereiro.

 

Foi este o dia maioritariamente escolhido pelas organizações ligadas à epilepsia em todo o mundo. Na Europa, este dia era já o Dia Europeu da Epilepsia e esteve sempre muito relacionado com o Dia de São Valentim, personagem historicamente invocada pelos doentes que sofriam de epilepsia para sua protecção, surgindo como patrono da Epilepsia. (1)

 

A importância de promover o conhecimento e a sensibilização pública para esta doença não pode ser subestimada.

 

A aprovação em 2011, no Parlamento Europeu, da Declaração Escrita de Epilepsia e o recente reconhecimento (Janeiro de 2015) pela OMS da epilepsia como doença prioritária necessitando de uma acção coordenada a nível de cada país, dirigida aos seus aspectos médicos, sociais e conhecimento público, faz-nos acreditar que iniciativas deste género podem contribuir de facto para melhorar a assistência clinica às pessoas que sofrem de epilepsia, bem como fomentar o investimento na investigação em epilepsia, nomeadamente no desenvolvimento de novos tratamentos ou em estratégias preventivas.

 

É objectivo da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, que em Portugal as autoridades de Saúde integrem rapidamente as recomendações da Comissão Europeia e da OMS.

 

Estabelecer um Dia Mundial de Epilepsia, é enviar uma mensagem forte para toda a comunidade, que a epilepsia é uma doença global, requerendo acções a nível de cada país.

 

1. Epilepsy Behav.2009 Jan;14(1):219-25. St. Valentine--patron saint of epilepsy: illustrating the semiology of seizures over the course of six centuries. Kluger GKudernatsch V.

 

 

Iniciativas programadas

 

# Articulação com a campanha europeia - “epilepsia é mais do que ter crises”. Divulgação dos vídeos publicitários promovendo uma maior sensibilização pública para esta doença

 

https://www.youtube.com/user/epilepsiapt

 

# Acções de rua sob o lema “Um gesto basta”, onde um comportamento muito simples, como a partilha de um objecto simbólico, no nosso caso um balão lilás, se pode transformar num projecto de entre ajuda. A LPCE promove estas iniciativas de rua com uma dupla finalidade: informação e angariação de fundos

 

https://www.youtube.com/watch?v=ooI8gbiRof

 

Esta acção decorrerá nos seguintes locais, devidamente assinalados com balões de cor lilás nesse dia. Os voluntários da LPCE oferecerão às pessoas um balão dessa cor incentivando-as a fazer um donativo.

 

o    Viana do Castelo (Hospital Santa Luzia) 

o    Vila Real (Hospital S. Pedro)

o    Porto (Rua de Santa Catarina)

o    Porto (Hospital de São João)

o    Coimbra (Largo da Portagem)

o    Coimbra (Hospital Pediátrico)

o    Cantanhede (Escola Pedro Teixeira)

o    Lisboa (Cais do Sodré)

o    Lisboa (Hospital D. Estefânia)

o    Évora (Praça do Giraldo)

o    Ponta Delgada (Portas da Cidade)

 

 

 

# Articulação com a Liga Internacional Contra a Epilepsia, na “#epilepsyday photo initiative”.

 

Temos já preparadas várias fotos para “disparar” nas redes sociais no dia 9 de Fevereiro:

 

 

 

 

 

 

 

LPCE
powered by
Setembro, 2017
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

 

 

 

  SPOT PUBLICITÁRIO

    

      O clip vencedor! 

Parceiros