x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
PT EN

OMS e epilepsia

 

 

A Epilepsia foi colocada pela primeira vez na agenda da OMS (Genebra, Janeiro de 2015) como doença prioritária necessitando de uma acção coordenada a nível de cada país, dirigida aos seus aspectos médicos, sociais e conhecimento público. É nossa esperança que os Estados sigam estas orientações da OMS. 

 

O texto completo original da recomendação da Direção Executiva , em inglês, pode ser consultado aqui

A versão em Português (*) pode ser consultada aqui

 

Transcrevemos também aqui a carta traduzida (*) do Dr. Emilio Perucca, presidente da ILAE, e do Dr. Thanos Covanis, Presidente do IBE, a propósito destes desenvolvimentos:

 

(*) gentilmente traduzidas pelo Dr. Rosalvo Almeida

 


 

"Caros Colegas,

É com grande prazer que lhe escrevemos para dar conhecimento de que a Direção Executiva da Organização Mundial de Saúde aprovou por unanimidade uma importante resolução de apoio a uma melhor assistência e à melhor investigação em epilepsia. A resolução (O peso global da epilepsia e a necessidade de ações coordenadas de nível nacional dirigidas às suas implicações na saúde, na sociedade e no conhecimento público) [abaixo traduzida para português] foi formalmente apoiada pela República Popular da China, Federação Russa, Maldivas, Argentina, República Islâmica do Irão, Japão e Panamá.

O próximo passo para esta resolução é a sua apresentação à Assembleia Geral da OMS em maio próximo para aprovação final. Uma vez aprovada, tornar-se-á uma política formal da OMS de modo que a luta contra a epilepsia seja verdadeiramente um esforço de nível mundial. Embora muitas pessoas, nas regiões, nos capítulos nacionais da Liga Internacional contra a Epilepsia e nas associações filiadas no Bureau Internacional para a Epilepsia, estejam a trabalhar arduamente para incentivar a aprovação da resolução, gostaríamos de realçar em especial o trabalho de Alla Guekht da Rússia e de Shichuo Li da China que levaram as suas delegações a patrocinar a resolução inicial.

Por favor, incentivem os vossos governos a apoiar e copatrocinar a resolução na Assembleia da OMS de maio.

Obrigado por todo o vosso trabalho pela epilepsia.

Emilio Perucca, Presidente da ILAE
Thanos Covanis, Presidente do IBE

 


 

Outras ligações da OMS/WHO:

 

Vídeo: Epilepsia: tratá-la, derrotá-la

 

 

Infografia epilepsia

 

 

Reduzir as disparidades no tratamento

 

 

LPCE
powered by
Novembro, 2017
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

 

 

 

  SPOT PUBLICITÁRIO

    

      O clip vencedor! 

Parceiros